Curiosidades sobre acupuntura

Curiosidades sobre acupuntura

Origem da Acupuntura

Originária da China, a acupuntura é uma ciência milenar, utilizada em larga escala no Oriente e em muitos países do primeiro mundo ocidental. É um tratamento que tem como princípio a reorganização energética do paciente.

A técnica ativa os pontos diretamente relacionados com órgãos que são responsáveis por desencadear doenças e transtornos físicos e emocionais, quando a saúde está em desequilíbrio. Ao contrário da medicina tradicional, a acupuntura não faz uso de medicamentos. Na sua percepção, medicamentos convencionais tratam dos efeitos das doenças e não de suas causas.

A acupuntura tem restrição quanto à idade do paciente?

A acupuntura pode ser aplicada em qualquer faixa etária e existem várias técnicas com o uso ou não de agulhas, dependendo de cada caso.

Para quais doenças a acupuntura é recomendada?

Para a medicina chinesa, toda doença é consequência de um desequilíbrio e a acupuntura é uma terapia para recuperar essa harmonia. Assim, ela é recomendada para várias doenças: estresse, ansiedade, depressão, insônia, enxaqueca, alterações menstruais ou hormonais, problemas imunológicos, traumas em geral, problemas reumáticos, desfunções sexuais, entre outros.

A acupuntura também oferece excelentes resultados no tratamento de dores em geral.

O tratamento é doloroso?

A aplicação das agulhas é sem dor. Todavia, algumas picadas podem ser sentidas, uma vez que os pontos de acupuntura possuem muitas terminações nervosas. Ainda assim, se isso acontece, o paciente suporta o incômodo.

Como funciona uma sessão de acupuntura?

Uma avaliação é feita na primeira consulta e elaborado um diagnóstico energético. A partir dele, são definidos os pontos onde as agulhas descartáveis serão introduzidas. Elas ficam no local por 20 a 40 minutos. As demais sessões seguem o mesmo processo.

Quanto tempo dura um tratamento?

O período de tratamento está relacionado ao tempo da doença; ou seja, se ela é recente, o resultado vem mais depressa. Assim, pacientes podem sentir uma melhora na primeira sessão, enquanto outros necessitam de algumas semanas para que os sintomas diminuam ou desapareçam.

O paciente deve fazer de duas a três sessões, semanalmente. Contudo, em quadros mais agudos, uma presença maior pode ser necessária contribuindo para um maior alívio do paciente.

Share

acupuntura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *